Noticia Canal RH

 

 

por Lucas Toyama

 Às vésperas do carnaval, um grupo em especial se prepara para a temporada de folia: as empresas que, de alguma maneira, participam da festa mais animada do Brasil. Patrocínios a blocos, conscientização para uma diversão mais segura, folgas estendidas e sorteios de brindes são alguns dos incentivos para a semana de diversão.

 “É sempre importante a empresa motivar o funcionário e participar da sua vida social. O carnaval, como um feriado muito reconhecido aqui no Brasil, é uma oportunidade para a empresa investir no bem-estar e na expressão do público interno”, diz Andréa Marcelino, consultora em Recursos Humanos da Ramagui Consultoria.

 No Nordeste, a rede de hipermercados Bompreço, parte do grupo Walmart, investe na folia dos funcionários. Para quem trabalha no feriado, há uma pequena festa no intervalo do expediente, com direito a decoração. E, para o momento de aproveitar a folga para cair na farra, a empresa volta seus esforços para promover a diversão consciente. Semanas antes do carnaval, cartazes feitos em parceria com órgãos públicos encorajam o uso da camisinha e mostram cuidados para quem pretende ingerir bebidas alcoólicas. As dicas de saúde são afixadas nos locais de grande circulação de funcionários.

 O Grupo Pão de Açúcar também não se inspira muito com o carnaval no Sudeste, mas em Pernambuco é bem diferente. A maior empresa de varejo do País destina uma verba especial ao bloco Galo da Madrugada, no Recife, cidade onde atua sob a bandeira dos hipermercados Extra. O patrocínio não se resume a uma estratégia do Departamento de Marketing: este ano, um sorteio entre os funcionários da rede em Pernambuco sorteou cem convites para participar do grupo carnavalesco. Os felizardos vão poder, por conta da companhia, participar daquele que é considerado o maior bloco de carnaval de rua de todo o planeta.

 “Casos como esse ajudam o funcionário a se sentir incluído no negócio. Ele se vê dentro de uma empresa ativa e, quanto mais visível ela for, melhor para ele. O funcionário participa motivado e orgulhoso da companhia onde trabalha”, completa Andréa.

 Outra empresa que não promove eventos especiais nas unidades paulistas é a multinacional Avon. Por lá, fica a justificativa de que, na sexta-feira, o expediente já é mais curto, o que facilita a vida de quem ainda vai ter de enfrentar o trânsito de sexta-feira da capital paulista antes de conseguir cair na folia.

 Nos centros de distribuição do Nordeste, no entanto, a área de Recursos Humanos se preocupa em promover um carnaval mais seguro e responsável aos funcionários. Com uma iniciativa chamada de Bloco da Prevenção, há distribuição de camisinhas.

 

 Em Salvador, como o carnaval é animado desde semanas antes da data oficial, algumas empresas sediadas na capital baiana relaxam o expediente para deixar os funcionários aproveitarem mais a festa. É o caso da construtora OAS. Na sexta-feira, dia 12, ninguém trabalha nos escritórios da companhia, seja na Bahia ou em São Paulo.


Envie um comentário também

Nome:
E-mail:
Comentário:
  Quero receber novidades em meu e-mail.
 
 
 
 
 

Cadastro de Currículos


Procuramos profissionais dos mais diversos niveis, não perca tempo e cadastre o seu curriculo conosco.

Acesse seu currículo


Ramagui Consultoria em Recursos Humanos Ltda.
Rua Claudio Soares, n° 72 – Pinheiros – São Paulo – SP
Tel: 11 2337 – 7678
ramagui@ramaguiconsultoria.com.br